Aprendizagem do Xadrez
Trindade (2007), diz ser considerável o valor pedagógico do jogo de xadrez para promover a educação crítica e ativa da criança e do jovem, um aspecto tão valorizado na educação moderna, contribuindo para o desenvolvimento cooperativo e emocional de seus praticantes.
Piaget (1975), escreve a respeito dos jogos na infância para a formação do adulto que, segundo ele: “O jogo constitui o polo extremo da assimilação da realidade no ego, tendo relação com a imaginação criativa que será fonte de todo o pensamento e raciocínio posterior”.
O jogo de xadrez como suporte pedagógico, estimula o raciocínio lógico, concentração, tomada de decisões, aguça a memória, trabalha a paciência, demanda a capacidade de planejamento, aumenta a autoconfiança, proporciona o respeito ao adversário, exige responsabilidade, instiga a imaginação e a versatilidade.
Referência:
PIAGET, Jean; INHELDER, Barbel. O desenvolvimento das qualidades físicas na criança: conservação e atomismo. Tradução: Christiano Monteiro Oiticica. Rio de Janeiro: ZAHAR editores, 1975.
TRINDADE JÚNIOR, José. (2007). Uma proposta didática para a utilização do jogo de xadrez no ensino de ciências In: www.ann.org/congresso2007/trabalhos_apresentados/T1 23.pdf (Acesso 30/07/2008).
CLASSIFICAÇÃO DOS ALUNOS DO CVNSG- Torneio SESC/NRE.
Dia: 24/05/2016
Categoria 9 e 10 anos
Masculino
1º lugar: Matheus de Bortoli
3º lugar: Rubyano Lora Filho
Feminino
1º lugar: Maria Luiza Palombit Chaves
2º lugar: Isadora Zanini
Categoria 11 e 12 anos
Masculino
1º lugar: Otávio Augusto Vignaga