Fundadores

Fale Conosco
 

Fundadores Educação Vicentina.
 O Carisma Vicentino nasce da fé e do testemunho de um homem e de uma mulher, apaixonados por Deus e pela humanidade, cuja vida e missão significaram para a França do século XVII uma “boa-nova”, sementes do Evangelho que germinaram e produziram abundantes frutos.

 Vicente de Paulo
, de origem camponesa do sul da França, ainda jovem se torna padre. Como muitos de seu tempo, vê na carreira eclesiástica uma forma de ajudar sua família a superar a pobreza em que viviam. Contudo, as experiências de seu ministério, particularmente na proximidade de vida e de coração com os mais pobres, converteram radicalmente as motivações e as opções iniciais de sua missão. Homem de ação, detentor de uma aguçada capacidade de organização e mobilização, usou destes dons para articular uma grande rede de iniciativas voltadas à caridade, sendo esta compreendida como o serviço corporal e espiritual dos pobres.

 Luísa de Marillac, nascida em Paris e de família nobre, embora tenha carregado em sua história a marca do sofrimento, foi detentora de uma personalidade singular. Ficando viúva ainda jovem, encontra no acompanhamento espiritual de Padre Vicente e na colaboração nos projetos que este desenvolvia junto aos pobres, o caminho para partilhar e potencializar os talentos com os quais Deus a dotou. Sua espiritualidade profunda, bem como sua inteligência, organização e perspicácia foram fundamentais para o crescimento e estruturação das bases do carisma.

 Mesmo com origens e personalidades tão diferentes, Luísa e Vicente encontram um mesmo ponto de convergência: “os pobres em Cristo e Cristo nos pobres! ” A essa opção radical de vivência do Evangelho consagraram suas vidas. Pouco a pouco, outras pessoas se encantaram com esse projeto de vida e se dispuseram a assumi-lo.

 Assim, surge a Companhia das Filhas da Caridade, da qual a Educação Vicentina herda suas intuições fundamentais. Portanto, o carisma, nasce da diversidade que gera comunhão e transformação, e no qual a educação ocupa uma tarefa intransferível e indispensável.


Veja mais Clicando aqui.

Voltar