FUNDADORES - 400 ANOS DO CARISMA VICENTINO (1617-2017)
O Carisma Vicentino nasce da fé e do testemunho de um homem e de uma mulher, apaixonados por Deus e pela humanidade, cuja vida e missão significaram para a França do século XVI uma “boa-nova”, sementes do Evangelho que germinaram e produziram abundantes frutos.
Vicente de Paulo, de origem camponesa do sul da França, ainda jovem se torna padre. Como muitos de seu tempo, vê na carreira eclesiástica uma forma de ajudar sua família a superar a pobreza em que viviam. Contudo, as experiências de seu ministério, particularmente na proximidade de vida e de coração com os mais pobres, converteram radicalmente as motivações e as opções iniciais de sua missão. Homem de ação, detentor de uma aguçada capacidade de organização e mobilização, usou destes dons para articular uma grande rede de iniciativas voltadas à caridade, sendo esta compreendida como o serviço corporal e espiritual dos pobres.
Luísa de Marillac, nascida em Paris e de família nobre, embora tenha carregado em sua história a marca do sofrimento, foi detentora de uma personalidade singular. Ficando viúva ainda jovem, encontra no acompanhamento espiritual de Padre Vicente e na colaboração nos projetos que este desenvolvia junto aos pobres, o caminho para partilhar e potencializar os talentos com os quais Deus a dotou. Sua espiritualidade profunda, bem como sua inteligência, organização e perspicácia foram fundamentais para o crescimento e estruturação das bases do carisma.
Mesmo com origens e personalidades tão diferentes, Luísa e Vicente encontram um mesmo ponto de convergência: “os pobres em Cristo e Cristo nos pobres! ” A essa opção radical de vivência do Evangelho consagraram suas vidas. Pouco a pouco, outras pessoas se encantaram com esse projeto de vida e se dispuseram a assumi-lo.
Assim, surge a Companhia das Filhas da Caridade, da qual a Educação Vicentina herda suas intuições fundamentais. Portanto, o carisma, nasce da diversidade que gera comunhão e transformação, e no qual a educação ocupa uma tarefa intransferível e indispensável.
SÃO VICENTE DE PAULO
Vicente nasceu em 1581, em Pouy, sul da França, numa família de camponeses. Na infância foi pastor de ovelhas e porcos.
A pedido do pai foi estudar na cidade de Dax... Aos 19 anos é ordenado sacerdote, sonhando chegar a ocupar uma posição social vantajosa. Mas os planos de Deus não eram os de Vicente.
Alguns anos mais tarde é capelão da rainha Margarida.
Aos poucos Vicente começa a descobrir o caminho dos pobres e esquece de seus planos de ser rico e importante. Inicia o caminho da conversão.
Após doze anos de padre, pela primeira vez entra em contato com a pastoral, como pároco. Uma vez compreendendo os planos de Deus e em resposta às necessidades dos pobres de seu tempo, Vicente empreende várias fundações:
- Confrarias da Caridade - 08 de dezembro de 1617
- Congregação da Missão - 25 de janeiro de 1625
- Filhas da Caridade - 29 de novembro de 1633
- Formação do clero, Seminários...
O padre Vicente de Paulo faleceu em 27 de setembro de 1660 com fama de santidade.
Foi canonizado em 1737 e declarado, pelo Papa, como patrono de todas as Obras de Caridade, em 1883.
SANTA LUÍSA DE MARILLAC
Quem é Luísa de Marillac?
Luiza nasceu em 1591, em Paris. Viveu uma existência marcada pelo sofrimento, sem ter as carícias maternas. Na adolescência perdeu o pai. Casou-se com o secretário da rainha Margarida, Antonio Le Gras com quem teve um filho. Em 1625 ficou viúva.
São Vicente de Paulo foi seu diretor espiritual. Este a ajudou a livrar-se da tristeza e dos escrúpulos. Com ele fundou a Companhia das Filhas da Caridade.
Luiza tem um grande amor pelos pobres e ensina as Irmãs a amá-los e tratá-los com ternura e compaixão. Faleceu em 15 de março de 1660. Foi canonizada em 1934. Proclamada pelo Papa João XXIII, patrona de todas as Obras Sociais.
Fonte:
http://www.cvnsg.com.br/institucional/fundadores/24