DIRETRIZES PEDAGÓGICAS E DE BIOSSEGURANÇA PARA RETOMADA DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS

Fale Conosco

À Comunidade Educativa Vicentina

 Desde o dia 20 de março, em decorrência do Decreto n.4230, publicado em 16 de março pelo governo do Estado do Paraná, estamos com as aulas presenciais suspensas por tempo indeterminado em todas as Instituições da Rede, estratégia para reduzir o contato entre as pessoas e como contenção da propagação do novo Coronavírus (Covid-19).

 Em razão disso, nossas Instituições Educativas iniciaram um processo de planejamento das atividades pedagógicas mediadas por tecnologias digitais e de adaptação dos ambientes de ensino e aprendizagem, conforme orientado pelo Conselho Nacional de Educação (Parecer n. 5/2020 do CNE).

 Estamos, agora, em novo momento, em que se anuncia a possibilidade de retomada das atividades pedagógicas presenciais, o que só deverá ocorrer mediante respaldo das autoridades sanitárias.

 Estamos também diante de um novo desafio: implementar o ensino híbrido, combinando momentos presenciais e remotos, aprendizagens individuais, colaborativas e mediadas pelo professor.

 Tudo isso implica o desenvolvimento das competências digitais dos professores, novas formas de atuação protagonista dos estudantes, assim como os cuidados com a higienização, limpeza dos ambientes e o distanciamento entre as pessoas nesses ambientes, incorporando novas hábitos à rotina diária.

 Neste sentido, com base nas resoluções e decretos emanados dos órgãos de saúde e educação, em nível nacional, estadual e municipal, em diálogo entre Mantenedora e cada Instituição Educativa, as diretrizes aqui apresentadas necessitam sempre de atualização e contextualização para as realidades locais, conforme suas condições e escolhas refletidas em conjunto com as equipes diretiva e pedagógica e os demais membros da comunidade educativa no âmbito de suas atuações específicas.

Atenciosamente
Direção e Coordenações Pedagógicas
Colégio Vicentino Nossa Senhora das Graças – Pato Branco/PR

Veja na íntegra o documento anexo a este comunicado emitido pela Província de Curitiba:

Voltar